domingo, 31 de março de 2013

Boa Páscoa!!! =D

Hoje vim desejar-vos, claro está, uma BOA PÁSCOA!!!

Então surgiu-me a questão habitual (pelo menos cá em casa)...

É que, os coelhos não pões ovos!!!
Então por que razão é que um coelho há-de trazer ovos na Páscoa?! Mesmo sendo tudo de chocolate (coelho e ovos).

Por isso, andei a pesquisar na internet e, segundo percebi...

Entre as civilizações antigas, o termo Páscoa queria dizer passagem. Era a comemoração da passagem do inverno para a primavera, que ocorre durante o mês de março. Normalmente esta festa era realizada na primeira lua cheia após a entrada da primavera...
Para estes povos, o final do inverno e o início da primavera era muito importante porque iria começar a haver mais alimentos, depois do inverno rigoroso que tinha passado e, por isso, maiores chances de sobrevivência. Mas claro que isto nada tem a ver com a habitual conotação religiosa que a Páscoa tem para os cristãos, celebrando a Ressurreição de Jesus Cristo... Mas isso vocês já sabem (julgo eu...).

O coelho simbolizava o a nova vida, uma vez que era considerado o símbolo da fertilidade (vá-se lá saber porquê...). Entre os povos antigos, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e melhores condições de vida.
Mas perguntam vocês e perguntei-me eu: o que é que isso tem a ver com a Páscoa?! E com a passagem do inverno para a primavera?!
Pois, é que a data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, de melhores condições, mais alimentos... e voltamos à história da passagem entre as duas estações do ano...
Mas também encontrei uma lenda sobre o dito coelho que conta que uma mulher pobre, que não tinha o que dar aos filhos na Páscoa, coloria alguns ovos de galinha e escondeu-os. Quando as crianças encontraram os ovos passou um coelho a correr e elas ficaram com a ideia de que os ovos tinham sido trazidos pelo coelho.

Quando aos ovos, encontrei informação de que também estão relacionados com aquela coisa da fertilidade e da vida... É o símbolo do nascimento. Então, antigamente, costumava-se pintar ovos ocos de galinha com cores alegres. Essa tradição ainda é assim, mas entretanto o ovo é de chocolate e o que é colorido é o papel em que vêm embrulhados =P Ou então são ovos artificiais (de madeira, por exemplo) e aí sim, são pintados e decorados.


E pronto, é isto... Já acabei o meu discurso xD Que tal? Já sabiam estas coisinhas?


10 comentários:

  1. Não conhecia a explicação :) obrigada! Beijinhos e uma boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  2. fiquei a saber algumas coisinhas, boa páscoa

    ResponderEliminar
  3. Boa Páscoa para ti =) Já tinha lido sobre isso também!

    ResponderEliminar
  4. Bela lição de história. :)
    Boa Páscoa!! :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso a conversa hoje ao almoço focou-se em algo relacionado com o folar e os ovos que, basicamente, têm a mesma conotação com fertilidade e abundância (o pão) trazidos com o início da Primavera.
    Durante a expansão do cristianismo e perante a resistência dos povos à mudança, a igreja adotou muitos dos rituais pagãos, seguindo o provérbio que diz: se não os podes vencer, junta-te a eles.
    É sempre bom saber. xD

    ResponderEliminar
  6. Feliz Páscoa!
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. R: é bem verdade :) P.S. Sabia de grande parte do que postaste sobre as curiosidades da Páscoa pq vi um filme de animação e falam sobre isso :) aprovei-to para te desejar uma boa Páscoa

    ResponderEliminar
  8. tem a ver com a reprodução "excessiva" dos coelhos :p
    r: oh, isso do relatório de entrega também não quer dizer nada. não stresses, andy, mas também não te demonstres desimportada :)

    ResponderEliminar